varal de chão

Colocar a roupa para secar faz parte das tarefas básicas do dia a dia. Para isso, escolher entre os tipos de varal qual o ideal para sua casa é fundamental. 

Sem o local certo para a secagem das peças, suas roupas acabam ficando úmidas, amassadas e com cheiro ruim. E ninguém merece vestir roupas assim, certo?

Em primeiro lugar, o varal certo é aquele que comporta a quantidade de roupa que você e sua família usam e lavam. Além disso, é aquele que cabe no espaço que você tem na sua lavanderia ou área externa. 

Nem sempre combinar os dois fatores é simples. Nem toda casa ou apartamento tem espaço sobrando ou uma lavanderia. E tem gente que precisa lavar e secar muita roupa… 

Assim, voltamos ao comecinho desse texto: escolher entre os tipos de varal e melhor para sua rotina. Hoje estamos aqui para te ajudar com essa missão! 

Selecionamos os tipos de varal, os mais usados em casas e apartamentos e como fazer a instalação de cada um deles. Dessa forma, fica muito mais fácil achar um cantinho perfeito para secar as roupas e deixá-las macias e cheirosas. 

Tipos de varal mais populares

Com certeza, o varal mais popular aqui no Brasil – e a maneira mais antiga de secar roupas – é o varal para quintal. Basta esticar um fio de uma ponta a outra do quintal e temos o local para pendurar as roupas. 

Entretanto, como muitas pessoas moram em casas menores, sem área externa, ou em apartamentos pequenos, o cenário foi mudando. Ao longo do tempo foram surgindo soluções práticas e compactas que fazem o mesmo trabalho sem precisar de muitos metros quadrados. 

“Muitas pessoas podem achar o varal algo banal, mas não é, principalmente dependendo do perfil da família. Por isso, precisamos, sim, nos preocupar para que a roupa seque com eficiência e num local adequado”, conta Cristiane Schiavoni, arquiteta e designer de interiores. 

Os varais são divididos basicamente em: varal de chão, varal de teto e varal de parede. Dentro do segmento, existem alguns modelos específicos. 

Veja detalhes de cada um dos tipos de varal: 

  1. Varal de chão: é usado tanto em casas com pouco espaço quanto em apartamentos, pois se adapta facilmente em qualquer cantinho da lavanderia. É portátil, comporta um número grande de peças e evita que o tecido amasse;  
  2. Varal de parede: indicado para uso em pequenos espaços, seja na lavanderia da casa ou numa área próxima da cozinha. Os tipos mais usados são: dobrável, retrátil ou sanfonado. Todos os modelos são discretos e práticos; 
  3. Varal de teto: esse modelo é sustentado por cordas e pode ser encontrado ou fabricado em vários tamanhos. Ele é muito comum em projetos de arquitetura para apartamentos, pois é discreto, prático e resistente. 

Em quais lugares da casa posso colocar varal?

Depois de saber quais são os tipos de varal, a dúvida é onde colocá-lo. Em espaços grandes há mais possibilidades, como quintais, áreas externas e lavanderia. 

Porém, para quem mora em casas pequenas e apartamentos, onde não tem tanta opção de lugares, a recomendação é apostar em um varal para apartamento instalado no teto. 

tipos de varal
Ideias para instalar varal de teto em apartamentos. (Imagens 1 e 3 – Projeto de Cristiane Schiavoni/Foto: Carlos Piratininga. Imagem 2 – Divulgação/ Grün Studio Arquitetura)

Se não quiser o trabalho da instalação, pode optar por um varal diferente, como o de chão, e deixá-lo aberto apenas na hora de secar as roupas. Feito isso, basta fechar e guardar o item em um cantinho. 

Contudo, para otimizar o seu tempo e facilitar a organização na hora de estender as roupas, deixe o varal sempre próximo da máquina de lavar ou do tanque.  

De qualquer forma, o varal não deve ficar em locais fechados e úmidos, porque é mais difícil secar a roupa da maneira correta. Sempre opte por áreas com luminosidade ou, melhor ainda, que estejam em contato direto com a luz solar. 

Para acabar com qualquer dúvida, veja o infográfico abaixo com prós e contras de cada um dos tipos de varal de roupa: 

infográfico tipos de varal

Como instalar varal?

Comprou o varal ideal para o seu lar? Agora é hora de instalar! Vamos dar algumas dicas básicas, mas se você não se sentir à vontade, indicamos solicitar o serviço de um profissional especializado. 

  • Varal de chão: o mais prático da lista, porque não é necessário fazer qualquer tipo de furo na parede, teto ou ajuste ou instalação. Já vem pronto para usar, pois só é preciso desdobrar as pernas, abrir e pendurar as roupas.
  • Varal de teto: faça a marcação correta dos pontos para furar a parede. Nos modelos mais comuns, são pedidos sete furos: quatro no teto e três na parede. Pede-se que haja uma distância mínima de 20 cm entre a parede e as bordas do varal e cerca de 10 cm do teto. Enquanto estiver instalado, verifique se o varal desce até uma altura adequada; 
  • Varal de parede: para fazer a instalação, é preciso encaixar os parafusos, que geralmente já vêm junto com o acessório, nas paredes. Faça os furos nas marcações corretas, encaixe os suportes e parafuse-os. Se o modelo não vier com as cordas já instaladas, é só colocá-las nos furinhos do suporte e prender dos lados. 

Depois de saber quais são os tipos de varal disponíveis, você já está totalmente preparado para escolher o modelo ideal de acordo com as necessidades da sua família. Antes, tire todas as medidas do seu espaço para não cometer erros! 

Como vimos, um bom varal otimiza a organização da casa e ainda deixa suas roupas sequinhas e cheirosas. Veja também mais dicas de como lavar roupa na máquina e à mão e como dobrar meias e camiseta e calça jeans. 

Até a próxima dica!  

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.