mulher cuidando de jardim vertical

As plantas trepadeiras são uma ótima opção de paisagismo e podem ser aplicadas em espaços tanto mais amplos como nos reduzidos! Há opções para todos os gostos e alguns, inclusive, que podem fazer parte de uma hortinha comestível – unindo beleza para sua casa e sabor para seus pratos.  

Para trazer ideias e explicar os cuidados desse cultivo, o Cada Casa Um Caso conversou com engenheiros florestais sobre o tema. Confira a seguir e tire todas as suas dúvidas.

5 plantas trepadeiras para ter em casa

Há uma variedade imensa de plantas trepadeiras, cada qual com características e cuidados distintos no manejo. Listamos algumas que podem fazer parte da decoração da sua casa. 

1. Maracujá

maracujá
(iStock)

O maracujá é uma árvore frutífera, tem lindas flores e pode ser usado como uma trepadeira ornamental. Essa é uma saída para jardins um pouco maiores. 

Além disso, apesar da planta esparrar naturalmente, seu caule se fixa facilmente na estrutura direcionada. Dessa forma, é possível criar lindas coberturas vegetais sem que seja preciso uma poda tão trabalhosa.

“O maracujá vai se fixando naturalmente nas estruturas sem necessidade de que seja muito direcionado”, comenta Paula Costa, engenheira florestal e bióloga, co-fundadora do hub de inteligência PRETATERRA, que trabalha formas de cultivo sustentável.

2. Chifre-de-veado

Chifre-de-veado
(iStock)

O engenheiro florestal Valter Ziantoni, mestre em Agrofloresta pela Bangor University (Inglaterra) e CEO do PRETATERRA, recomenda a planta chifre-de-veado como outra ótima alternativa, também por se fixar às estruturas de forma fácil.

A folhagem dessa planta é aveludada, e a espécie é perfeita para ser criada dentro de casa ou de apartamentos, adequando-se bem aos ambientes com temperatura entre 20 Cº e 25 Cº. 

A rega pode ser feita entre duas ou três vezes na semana, de acordo com a estação do ano e outras características do vegetal. 

3. Tomateiro

tomateiro
(iStock)

Ainda entre os tipos de plantas trepadeiras, temos o tomateiro, que pode ser cultivado sobre uma estrutura dentro de casa.

O tempo médio de crescimento é 120 dias, e é preciso ir podando e direcionando para que a planta crie forma sobre a estrutura desejada. 

“Com o tomateiro, é necessário ir conduzindo e podando à medida que ele cresce. Se está crescendo para cima e começa a soltar ramos laterais, pode-se podar e mudar a direção”, exemplifica Paula Costa.

4. Hera

hera
(iStock)

A planta que herda o nome de uma deusa da mitologia grega é versátil e resistente a ventos e temperaturas variadas. A espécie pode ser criada tanto dentro de casa, em vasos, ou preencher muros inteiros, com uma vistosa e volumosa camada vegetal.  

No entanto, mesmo com a maior resistência e nome derivado do divino grego, é preciso ter cuidado com a rega e evitar que, no verão, a folhagem fique diretamente exposta ao sol em horários mais quentes. 

Dica extra: prefira um muro que fique em uma parte com sombra em algumas horas do dia, se essa for a aplicação e cultivo escolhidos para mais uma espécie da lista das plantas trepadeiras.

5. Melão-de-São-Caetano

Melão-de-São-Caetano
(iStock)

Para fechar as sugestões de plantas trepadeiras, temos a melão-de-São-Caetano, que é delicada, mas também entrega uma beleza única.

“A melão-de-São-Caetano é uma boa escolha. É uma pequena trepadeira que fica muito bonita depois de crescida e cultivada”, comenta Ziantoni.

O gênero apontado pelo engenheiro florestal é conhecido botanicamente como momordica e, apesar de não ser comestível, seus frutos são bastante vistosos. Quando maduros, se abrem e ganham coloração avermelhada e tons amarelados.

Sua rega deve ser recorrente, mas o solo nunca deve ficar encharcado. Esse tipo de espécie gosta de climas mais quentes e de bastante luz (mas nunca a deixe no sol esturricando, tá bom?!).

E agora, já sabe quais plantas trepadeiras escolher para montar uma parede verde e um espaço bonito e prático em casa? Continue nessa jornada e confira também: quais as melhores plantas para quintal, como montar um jardim em casa pela primeira vez e plantas para varanda! 

Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.