Uma grande varanda decorada com plantas diversas. Há vasos grandes e pequenos e há incidência de luz solar forte.

A varanda de sua casa pode ser um ótimo espaço para o cultivo de plantas, flores e até para montar uma horta. No entanto, é preciso saber escolher bem as plantas para varanda e, assim, garantir que elas se adaptem ao ambiente.

“Para escolher a melhor espécie, é preciso saber primeiro onde quer colocar o vaso. Depois, analise se este local bate sol direto ou apenas luz indireta. A partir desses dois pontos, se consegue selecionar a melhor planta”, orienta o paisagista e jardineiro Luiz Neno. 

De forma geral, a varanda é um local e tanto para o desenvolvimento das plantinhas. Veja mais detalhes e cuidados para acertar na escolha e ter plantas saudáveis em casa. 

Espécies de plantas ideais para varanda com sol

Vamos começar com as varandas bem ensolaradas. O paisagista lembra que é comum que essas varandas também apresentem um clima abafado. 

Portanto, plantas que não requerem tantos cuidados podem ser boas pedidas! “Para os quintais ensolarados, a família das dracenas tem uma variedade de cor sensacional. Os cactos também são ótimas opções, produzem flores lindas e requerem pouquíssimos cuidados”, explica Neno.

Cactos e suculentas em  vasos pequenos.
(iStock)

As dracenas também são bastante indicadas para quem está começando a se arriscar no cuidado com as plantas. Elas podem ser criadas em vasinhos pequenos no chão ou em bancadas. Na fase madura, as dracenas produzem flores delicadas e bem perfumadas.

Outra boa escolha para quem tem o sol como um convidado assíduo na varanda são as crássulas. Essa espécie também tem a resistência como um ponto forte e não exige regas constantes. 

Confira a lista completa de espécies de plantas para varanda com sol:

  1. Clúsia;
  2. Agave-dragão;
  3. Lança-de-São-Jorge (Diferente da espada-de-São-Jorge, essa tem formato cilíndrico, como uma lança mesmo);
  4. Babosa;
  5. Buxinho;
  6. Petúnia;
  7. Dracena-de-Madagascar;
  8. Pata de elefante.

Espécies de plantas ideais para varanda com sombra

Para quem tem um ambiente com bem menos sol e mais sombra, as primeira sugestões de plantas para varanda de Neno são as espécies Yucca e Pleomele. 

A vantagem delas é que podem ser cultivadas na sombra ou em pleno sol. Com isso, acabam sendo opções para varandas com sombra e também para aqueles ambientes com variação de iluminação, que recebem luz direta em parte do dia e ficam na sombra mais algumas horas. 

Essas podem ser boas escolhas de plantas para varanda ainda se está em um imóvel novo e não conhece a incidência de sol nele. Também são indicadas para quem está começando a cultivar plantinhas em casa. 

Vale ressaltar, no entanto, que a Pleomele Variegada – variação fácil de reconhecer, pois tem as manchas mais claras na folhagem – precisa de uma incidência de sol maior. Sem isso, pode perder essas manchas brancas. Mas ainda assim, ela irá resistir normalmente ao clima. 

Quer conhecer mais espécies que podem ser criadas na sombra? Então, cheque abaixo a lista completa:

  1. Costela-de-adão;
  2. Antúrio;
  3. Clorofito;
  4. Jiboia;
  5. Lírio-do-amazonas;
  6. Espada-de-são-jorge;
  7. Palmeira-chamaedorea;
  8. Comigo-ninguém-pode.

Como distribuir as plantas na varanda?

Neno reforça a ideia de que as plantas não são só objetos de decoração, mas, sim, seres vivos. “Não se pode colocar uma planta em um determinado local apenas porque achamos aquela espécie bonita”, alerta.

Desse modo, o profissional orienta que, de acordo com a espécie, se faça um planejamento dos locais em que serão colocadas. “É preciso analisar o local corretamente antes de escolher a planta. Se faça estas perguntas: bate sol ou é sombreado? Recebe vento? A chuva é direta?”, explica o paisagista e jardineiro.

Passada a etapa de escolha e conhecimento adaptativo de cada espécie, é o momento de escolher os vasos de plantas para varanda. De acordo com o especialista, é indicado que eles sejam resistentes. Assim, os de cerâmica e cimento são boas pedidas. 

Plantas coloridas em diversos vasos na varanda de uma casa formam uma 'bancada'.
(iStock)

Em seguida, pense na decoração e na harmonização. Uma boa alternativa é alternar os tamanhos e modelos de vasos. Se escolheu plantas trepadeiras, pode ser interessante fazer uma ‘parede verde’. Essa é uma alternativa para refrescar o ambiente.

Cuidados especiais com as plantas na varanda

Seja plantas para varanda ou qualquer outro ambiente, relembre que são seres vivos e pedem cuidados. Porém, Neno explica que um erro comum é o excesso.

“Temos medo de matar as plantas por falta d’água, mas acredite, é mais fácil as plantas morrerem por excesso do que falta. Cada espécie de planta requer um cuidado diferente do outro. Por isso, peça conselhos a um profissional’, alerta o jardineiro.

Entre outros cuidados básicos que devem ser adotados estão:

Limpeza das plantas

Por ficarem expostas ao tempo, é comum que as plantinhas acumulem partículas de pó e até mesmo de poluição. Por isso, é importante investir em uma limpeza ao menos uma vez por semana. Além disso, se torna um período de análise para verificar se há pragas ou mofo nos vegetais.

Limpeza de vaso

Os vasos precisam ser limpos esporadicamente também. Lembre-se de não usar produtos de limpeza abrasivos. Apenas um pano úmido com água é o suficiente. 

Em casos de pontos de mofo, pingue algumas gotinhas de vinagre branco de álcool e passe por cima da área afetada no vaso.

Atenção à água parada

A água parada é um criadouro para o mosquito da Dengue e outros insetos. Desse modo, nunca deixe pratinhos embaixo dos vasos. Além disso, confira se não há acúmulo de água dentro das folhas ou em poças de água pelo chão.

Cuidado com a posição do ar-condicionado

Se você tem ar-condicionado em casa e com saída para a varanda, é importante não posicionar as plantas embaixo do aparelho. Isso porque, além de pingar água, o eletrodoméstico pode aquecer a região próxima dele. Tudo isso prejudica os vegetais.

Rega deve seguir clima e espécie

Como já orientado pelo especialista, a rega deve seguir instruções de um profissional. Além disso, é importante considerar o tempo, pois períodos mais quentes podem requerer mais regas. Entretanto, em climas mais frios e úmidos é ideal diminuir a frequência.

Agora você está pronto para saber quais as melhores plantas para varanda e ter uma casa mais verde. Saiba ainda quais as melhores espécies para cultivar em um apartamento pequeno e em outros cômodos da casa, como uma lista de plantas para banheiro e sugestões para ter mais verde no quarto. 

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados

casal sentado no chão da cozinha
Área ExternaBanheiroCozinhaCuidados com a casaMorar juntoMorar sozinhoOrganizaçãoQuarto

Dia de faxina! Dicas de limpeza e organização da faxina pesada

Um pernilongo está picando a mão de uma pessoa.
Área ExternaCozinhaCuidados com a casaQuarto

5 dicas de como espantar pernilongos em casa

casal sentado no chão da cozinha
Área ExternaBanheiroCozinhaCuidados com a casaMorar juntoMorar sozinhoOrganizaçãoQuarto

Dia de faxina! Dicas de limpeza e organização da faxina pesada

Um pernilongo está picando a mão de uma pessoa.
Área ExternaCozinhaCuidados com a casaQuarto

5 dicas de como espantar pernilongos em casa