ficus

Ter plantas ornamentais fazendo parte da decoração pode dar um ar diferenciado para toda casa! No entanto, é preciso saber como escolher e os cuidados básicos com cada uma delas! 

Foi pensando nisso que o Cada Casa Um Caso conversou com engenheiros florestais e preparou uma lista imperdível de plantinhas desse tipo que podem dar uma nova vida para seu lar. Confira a seguir.

O que são plantas ornamentais?

De antemão, vamos começar entendendo o que são plantas ornamentais de fato! Apesar de parecer que estamos falando de espécies peculiares, na prática não é bem assim. Plantas ornamentais são aquelas cultivadas dentro de casa e que apresentam estruturas e coloração diferenciadas.

E se você é pai ou mãe de planta, saiba que nós, humanos, sempre tivemos encanto pela estética dos vegetais. Data do ano XV A.C. um dos registros mais antigos da criação de lírios-branco para fins decorativos,  encontrados na Civilização Minóica.

8 plantas ornamentais para se ter em casa

Agora que você já sabe o que são essas plantas e que esse gosto vem de muito tempo, vamos conhecer uma lista de belas espécies para se ter em casa e os cuidados básicos com cada uma delas.

1. Lírio-branco

lírio-branco
(iStock)

A flor que é símbolo da paz e pureza precisa de cuidados com a rega, que pode ser feita até três vezes na semana, mantendo o solo sempre um pouquinho úmido. 

Além disso, o lírio-branco gosta de água borrifada diretamente sobre as flores e de sol (mas nunca pode ser exposto diretamente aos raios solares – sobretudo, em dias muito quentes).

2. Ficus

ficus
(iStock)

As plantas da espécie Ficus são ótimas para quem não tem tanto espaço, mas gosta de vegetais mais frondosos, sendo uma boa opção de planta para se ter na varanda ou sacada.

“Trata-se de uma espécie de árvore, que pode crescer, inclusive, se enrolando em estruturas e ganhando formas. Há diferentes tipos de Ficus que podem ser escolhidos para essa função ornamental”, explica Valter Ziantoni, mestre em Agrofloresta pela Bangor University (Inglaterra) e CEO do PRETATERRA.

Entre os principais cuidados está a rega, que deve ser feita generosamente ao menos três vezes na semana, lembrando de deixar que o excesso escorra pelos furos do vaso. 

Além disso, o Ficus gosta de clima quente e precisa de atenção especial no inverno e em ambientes que sejam mais frios, como em salas de estar com ar-condicionado (nessas ocasiões, esse tipo de planta deve ficar distante do eletrodoméstico).

3. Comigo-ninguém-pode

comigo-ninguém-pode
(iStock)

A comigo-ninguém-pode é uma das queridinhas entre as plantas ornamentais. Essa espécie é muito resistente e pode viver em ambientes com pouca luz solar, mas precisa receber ao menos raios indiretos do sol. 

A planta também gosta do solo sempre úmido, mas nunca se deve encharcar a terra. 

4. Orquídeas

orquídeas
(iStock)

As orquídeas são ótimas escolhas e apresentam variedades de cores. Essa espécie gosta de umidade e luminosidade do sol moderada e pede cuidados constantes com as flores.

“Muita gente se preocupa com as orquídeas só quando são compradas, que é quando estão floridas. Mas é preciso continuar a série de cuidados mesmo no período em que estão sem flores”, alerta Paula Costa, engenheira florestal e bióloga, co-fundadora do hub de inteligência PRETATERRA, que trabalha formas de cultivo sustentável.

“Quando as flores das orquídeas secam e caem não significa que não servem mais ou que morreram. Portanto, é preciso mantê-las em um ambiente com meia-luz, que receba sol no início da manhã ou à tarde, e continuar com a rega normal. Com o tempo, o vegetal irá florescer novamente”, completa Paula.

A bióloga ainda ressalta que a troca de vasos pode ser uma saída para fazer florescer não só as orquídeas, mas outras flores usadas como plantas ornamentais. 

“Quando essa troca for feita, é interessante usar algum composto como adubo. O húmus de minhoca é uma boa escolha para esse processo, que ajuda a provar que só porque a planta deixou de florescer não significa que está morta”, afirma Paula.

5. Samambaia

samambaia
(iStock)

As samambaias são perfeitas para os ambientes internos. Elas podem ser plantadas em vasos fixos ou suspensos e integram tanto decorações mais singelas como as de quem busca fazer um urban jungle na sala de estar. 

O cuidado com a rega deve ser constante, pois a planta gosta de ter a terra sempre úmida. No entanto, nunca se deve encharcar o solo porque o exagero de umidade pode atrair pragas como a cochonilha

Veja mais dicas em um artigo dedicado aos cuidados com a samambaia

6. Flor de cravo

flor de cravo
(iStock)

O cravo é capaz de ter lindas flores e, de acordo com Ziantoni, também é uma escolha interessante de plantas para iniciantes, pois apresenta certa resistência.

No entanto, para que possa florir, é importante que receba cerca de quatro horas de sol direto (em períodos com raios não muito intensos) e seja regado com constância, mas sem deixar o solo muito molhado.

7. Ráfia

ráfia
(iStock)

A ráfia também é uma opção entre as plantas ornamentais para quem gosta de muito verde na decoração! Suas mudas podem chegar a até três metros de altura. 

Para completar, a ráfia resiste bem em ambientes internos por não precisar de iluminação direta dos raios solares. A rega deve ser feita moderadamente e a poda é indicada apenas na pontinha das folhagens.

8. Peperômia

peperomia
(iStock

A peperômia tem folhagem larga e uma variação entre branco e verde. Ela pode ficar em vasinhos sobre móveis ou pendurada em vasos aéreos. Também é bem-vinda na área externa, no quintal.

O destaque se dá pela facilidade de cultivo, que praticamente só requer a rega de duas a três vezes na semana, a depender do clima e umidade do solo.

Depois de tudo o que listamos por aqui você já sabe quais as melhores plantas ornamentais para se ter em casa e os cuidados básicos com cada uma das sugestões deixadas! Aproveite e confira também como regar as plantas enquanto viaja!

O Cada Casa Um Caso traz conteúdo diário para te ajudar a lidar com as tarefas e desafios do seu lar! 

Te esperamos na próxima! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.