Grupo de amigos conversando durante um almoço na varanda

Ter um espaço gourmet em casa é o desejo de muita gente por aí. Imóveis mais novos já contam com esse espaço na planta, mas é possível adaptar cantinhos e criar um local como esse. 

Por isso, hoje o Cada Casa Um Caso mostra 7 ideias de como montar um espaço gourmet em casa e ainda dá dicas de como mantê-lo sempre conservado e bem decorado. Acompanhe a seguir.

O que você precisa para montar um espaço gourmet em casa?

De antemão, saiba que a tarefa de como montar um espaço gourmet deve ser feita com atenção e calma. Sendo assim, não saia comprando itens sem medir corretamente a área ou sem ter um projeto definido do que deseja criar. 

Além disso, não é preciso ter uma super varanda gourmet ou um extenso jardim para criar decorações e espaços desse tipo. De todo modo, entenda que essas devem ser áreas diferenciadas da sua casa, e o contraste pode ser feito com a decoração. 

Confira os tópicos a seguir para entender mais sobre o tema e elaborar um projeto de reforma do seu espaço gourmet em casa ou criá-lo do zero.

1. Itens essenciais para o seu espaço gourmet

Nem toda a decoração de espaço gourmet é igual. Entretanto, alguns itens são curingas nesses espaços. Veja a seguir os que são sempre bem-vindos nesses locais.

espaço gourmet
(iStock)

Sofás e poltronas aconchegantes

Sofás e poltronas confortáveis e aconchegantes sempre vão bem em uma área de espaço gourmet em casa. Lembre-se de escolher uma paleta de cores que combine com a proposta do ambiente, com a decoração e com a luminosidade. 

Mesa e cadeiras e mesinhas de centro ou canto

As mesas também são bem-vindas nesses espaços. No entanto, a escolha do tamanho e do tipo irá depender de como você deseja usar essa área. 

Há quem prefira a tradicional mesa com cadeiras. Ou você pode aproveitar os sofás e incluir mesinhas de centro ou de canto, que servirão de apoio para refeições rápidas e petiscos.

Itens para café/lanche da tarde

Separar itens reservados para um café da tarde, lanche ou brunch é uma boa pedida. Desse modo, mantenha uma cafeteira, filtros de água e pequenas prateleiras para apoiar esses utensílios.

Churrasco em família

Aproveitar o espaço gourmet em casa para fazer um delicioso churrasco é uma ótima alternativa. Mas para que tudo corra bem, é interessante pensar em alguns itens para que o espaço se mantenha sempre organizado, como por exemplo:

  • descansos de talheres: são essenciais para não sujar ou manchar as mesas ao ar livre (lembre-se que esses restinhos de alimento que pode atrair insetos);
  • suporte para pendurar talheres e copos: esses acessórios ajudam a manter tudo sempre organizado e poupam o espaço;
  • churrasqueira: procure um modelo com as proporções corretas para a sua área gourmet (e aprenda também como limpar grelha e conservar a churrasqueira);
  • exaustor de fumaça ou chaminé: isso evita que o ambiente fique com muita fumaça e gere mau odor.

Tipos de área gourmet

espaço gourmet
(iStock)

Com boa parte desses itens citados acima você consegue montar diversos tipos de área gourmet. Isso pode variar de acordo com o espaço que tem em casa e também de acordo com seu orçamento. 

Para ajudar, separamos algumas opções: 

Área gourmet grande

Se você tem mais espaço, pode aproveitar ao máximo. Pode ser uma área externa gourmet, no jardim ou quintal, ou mesmo na varanda de casa ou do apartamento.

Para isso, separe uma mesa ampla, cadeiras e pense em instalar uma churrasqueira. Outra ideia é apostar em aquecedores para curtir o espaço até nas estações mais frias do ano. 

Área gourmet pequena

Seu caso é o oposto: nada de quintal ou nem varanda e pouco espaço para montar a área gourmet. Não precisa desistir da ideia. 

Separe um cantinho da casa e capriche na decoração (vamos falar disso daqui a pouco). Uma ideia é usar no seu espaço gourmet pequeno banquinhos e itens que possam ser desmontados e guardados facilmente.

Espaço gourmet externo

Esse é o espaço montado na área externa da casa, seja ela um quintal ou um jardim. Pode ser uma área grande ou pequena, mas a característica principal é estar ao livre. 

Se tiver mais espaço, que tal conciliar churrasqueira e piscina? Reserve um local coberto para a churrasqueira e uma mesa grande e deixe o espaço ensolarado para a piscina. Até a piscina de plástico pode ser montada por aqui. 

Entretanto, atenção para a escolha dos móveis – e isso independente do tamanho da sua área gourmet. Eles precisarão ser resistentes à chuva e períodos com mais umidade, já que estamos falando de um ambiente externo. Opte por aqueles envernizados ou materiais mais resistentes. 

Aqui é interessante também apostar no contato com a natureza. Para que revestir o chão, se é possível ter uma refeição em família com os pés na grama?

Espaço gourmet interno

É aquele montado em varandas ou mesmo dentro do apartamento. Se for um espaço reduzido, é possível usar alternativas que tragam sensação de amplitude para o ambiente. Desse modo, prefira cores claras, plantas suspensas e uma claraboia para entrada de luz natural e ar fresco. 

Além disso, é possível usar as áreas mais altas da casa, como mezanino, para instalar mesinhas e banquetas e ter o seu espaço gourmet interno.

Decoração do espaço gourmet

Quando se pensa em decoração para área gourmet, a imaginação vai longe – e é bom que seja assim. 

espaço gourmet
(iStock)

Essa escolha é bastante pessoal, mas definir bem a proposta do ambiente pode ajudar. Por exemplo, decida se ele será voltado para reuniões em família, trabalho ou um espaço para festas e receber amigos. Esse será o ponto de partida da sua decoração. 

Para ajudar você a saber como montar um espaço gourmet em casa, separamos 7 ideias de decoração. 

1. Decoração personalizada e familiar

Decore as paredes com quadros, troféus esportivos, medalhas, fotos em família e outros itens que tragam boas recordações. Assim, o ambiente fica perfeito para relaxar, reunir amigos e fazer confraternizações mais intimistas.

2. Espaço para desligar com conforto e cores leves

Redes, balanços e plantas. Essas são combinações perfeitas para um espaço voltado para uma pausa no dia a dia. Aposte em cores leves e bastante iluminação natural.

3. Toque rústico

Aposte em móveis em madeira, construídos em pedras e outros materiais mais rústicos. Uma boa alternativa é o ‘faça você mesmo’, assim é possível criar e ousar na decoração e reutilizar itens como caixas de madeira.

espaço gourmet
(iStock)

4. Minimalismo e sofisticação

Se você prefere um ambiente mais minimalista, é interessante recorrer aos tons mais sóbrios e sofisticados. Desse modo, dê preferência ao mínimo de itens possíveis. Superfícies espelhadas, por exemplo, são fáceis de limpar e trazem um visual sempre ‘clean’ ao ambiente.

5. Decoração intimista

Usar fotos e lembranças da família também ajuda a montar um ambiente intimista. Outro caminho é criar um espaço com poucos móveis e objetos. Dê preferência para cores monocromáticas e assentos confortáveis.

6. Jardim de inverno para um toque especial

Utilizar o jardim de inverno para elaborar uma área gourmet também pode ser uma ótima opção. Aproveite a iluminação natural e espalhe cadeiras confortáveis e almofadas pelo local.

7. Mais verde e horta para completar

Outra ideia é, além de decorar o espaço gourmet com plantas e criar um local mais verde, aproveitar para montar uma horta. Nada como temperinhos frescos para dar um toque especial às refeições. 

Pronto, agora você já tem uma série de inspirações para montar o seu espaço gourmet. Lembre-se de mantê-lo sempre limpinho e organizado. Caso se depare com alguma sujeira mais difícil, conte com os truques publicados aqui no Cada Casa Um Caso!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados