Uma mesa redonda e duas cadeiras colocadas em uma sacada com tons amadeirados.

A sacada da casa é uma área perfeita para descansar, curtir um momento de tranquilidade e relaxar com os amigos, tomar um solzinho e fazer refeições ao ar livre. Para contribuir com tudo isso, contar com um mesa para sacada pode ser uma ótima ideia. 

Entretanto, quando começamos a planejar a decoração, é importante ter uma noção do espaço que a mesa irá ocupar para que não fique algo exagerado e tenha harmonia com o restante dos acessórios.

Por isso, no artigo de hoje vamos dar ideias de mesa para sacada que podem te ajudar a montar um ambiente criativo, agradável e personalizado. Se você está na dúvida sobre que tipo de mesa investir, contamos tudo sobre o assunto, inclusive dando sugestões de mesa para sacada pequena. Inspire-se!

1. Mesa para sacada pequena

Muitos apartamentos têm uma varanda com espaço reduzido, mas não é por isso que você deve desistir de decorar a área. Hoje é possível encontrar facilmente inúmeros modelos de mesa para sacada pequena. Separamos algumas ideias: 

Mesa redonda

Se você tem um espaço menor, um caminho a seguir é investir em mesas redondas ou ovais. Esses dois modelos ajudam a evitar acidentes, principalmente para quem tem criança em casa, já que não têm quinas, e não atrapalham a circulação pelo ambiente. 

Além disso, mesas redondas dão a sensação de amplitude aos espaços compactos e conseguem acomodar um maior número de pessoas com mais conforto. Chegou a visita? Vá encaixando mais cadeiras ao redor dela! 

Mesas redondas colocadas em uma sacada.
(Unsplash/Samantha Gades)

Mesa bistrô 

Outra sugestão é colocar mesas redondas mais altas, conhecidas também como mesa bistrô para sacada. Com apenas duas banquetas igualmente altas, esse modelo ocupa bem menos espaços e continua sendo bastante funcional no dia a dia. Assim, você pode fazer lanches rápidos, sentar para tomar um café ou relaxar apreciando a vista. 

Mesa dobrável 

Para que você consiga aproveitar muito mais o local para outras atividades, uma boa dica é comprar uma mesa para sacada dobrável. 

Resistente e linda como qualquer outro modelo, ela pode ser montada e desmontada quando necessário e armazenada em um cantinho da varanda ou mesmo em outro espaço da casa. 

Um homem está relaxando na sacada. Há mesas e cadeiras dobradas no ambiente.
(Unsplash/Sina Khansari) 

2. Mesa para sacada grande 

Já os espaços maiores podem ser usados com mais liberdade e ousadia, sem grandes preocupações com circulação. Nesse caso, não faz diferença se você optar por uma mesa redonda, oval, quadrada ou retangular. Porém, as medidas devem estar de acordo com o espaço para que não fique algo desproporcional. 

Ainda que você tenha uma mesa grande com muitas cadeiras, uma segunda sugestão é fazer um balcão próximo à mesa com mais algumas cadeiras porque assentos extras nunca são demais! Essa dica é valiosa para quem gosta de receber muitos amigos e familiares em casa com frequência. 

3. Opções de mesa para espaço gourmet na sacada 

E que tal montar um espaço gourmet em casa? A sacada é perfeita para isso, principalmente se você pensa em instalar uma churrasqueira e uma bancada de apoio.  

Sacadas com churrasqueira realmente pedem mesas e cadeiras confortáveis porque, certamente, será um ambiente em que as pessoas passarão horas, seja comendo, conversando ou apenas curtindo o momento. 

Mesa-balcão 

A recomendação é incluir um balcão alto na frente da churrasqueira e da bancada de apoio para ajudar na preparação de refeições e colocar os pratos prontos para que as pessoas se sirvam. 

Essa bancada também é perfeita para que seus amigos fiquem próximos e possam interagir enquanto você prepara os pratos.  

Mesa no canto 

Se você tem um espaço maior, pode apostar também em uma mesa para sacada gourmet.  E uma boa ideia é uma mesa que ocupe o canto do ambiente.

A mesa pode decorar o lado oposto à churrasqueira e estar acompanhada de um banco com assento estofado que fique encostado na parede, como uma espécie de sofá de canto. Veja só essa imagem como inspiração: 

Mesa gourmet e assentos almofadados.
(Pexels/Maria Orlova)

4. Mesas resistentes à chuva e ao sol para sacada aberta 

Está em dúvida sobre que tipo de mesa é mais resistente à chuva e ao sol? Invista em materiais como alumínio, inox, madeira e fibra sintética, pois eles não perdem a qualidade quando são expostos a diferentes climas do ambiente externo. 

Todos eles são resistentes à corrosão, deterioração e apodrecimento, por isso se mantêm conservados por um bom tempo. Ah, e o melhor de tudo: são extremamente fáceis de limpar. Veja dicas de como limpar itens de alumínio em casa. 

Mesas e cadeiras resistentes à chuva com aspecto moderno estão em uma sacada.
(iStock)

Que tal fazer um espaço verde na sua sacada? Saiba escolher as melhores plantas para varanda e deixe seu cantinho com muito mais ar puro e beleza! 

Depois dessas dicas, esperamos que você tenha tomado sua decisão sobre a melhor mesa para sacada. Afinal, nossa casa deve ser o lugar mais confortável e aconchegante do mundo, certo? 

Continue acompanhando nossas sugestões feitas para facilitar sua rotina de limpeza, organização e cuidados extras com o lar. Agradecemos a leitura e até mais! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados