Bola colorida em uma piscina

Chegou o verão, é tempo de visitar o sítio da família ou casa da praia. Para aproveitar aquele mergulho tão merecido, é hora também de saber como tratar água de piscina. Afinal, ninguém quer sonhar com águas claras e, na hora, descobrir que elas não estão tão claras assim… 

Hoje, o Cada Casa Um Caso te ajuda a resolver mais este caso! Confira a seguir um passo a passo eficiente de como limpar, como tratar água de piscina e como conservar o local.

Como tratar água da piscina passo a passo

A preocupação com a manutenção de piscina deve ser constante e serve para todos os tipos – piscina de fibra, de vinil e até de plástico. Com isso, evita-se o acúmulo de sujeira e detritos e é assegurado o tratamento da água.

Ou seja, remover o lodo, as algas e outras sujeiras que ficam depositadas no fundo ou diluídas na água é essencial. Confira a seguir como cuidar da piscina e tratar a água.

Passo 1: limpeza

Saber como tratar água da piscina do jeito certo começa com uma boa limpeza, sobretudo, se ela enfrentou períodos de chuvas mais fortes. No entanto, antes de esfregar o fundo ou aspirar, aplique produtos como clarificantes e decantadores de piscina.

Esses químicos farão com que a sujeira misturada na água vá para o fundo. Leia as instruções do rótulo antes do uso, mas, no geral, o tempo para o efeito é cerca de oito horas.

Use uma escova própria para piscinas para completar essa etapa da limpeza. Com ela, limpe as laterais e bordas da piscina enquanto os produtos fazem efeito.

Ah, não é preciso esvaziar a piscina para limpá-la!

Passo 2: cuidados com a água

Com a sujeira decantada e as bordas limpinhas, é o momento de cuidar do fundo da piscina, onde se acumulou toda a sujeira retirada da água. Essa é mais uma etapa fundamental para se ter água limpa e tratada.

Desse modo, você pode escolher algumas alternativas abaixo:

  • Robô aspirador de piscina: essa é uma das opções mais práticas possíveis! Os robôs aspiradores de piscina sugam todo o lodo e algas grudadas no fundo. Desse modo, é só deixar que eles façam o trabalho para tirar o encardido e a sujeira persistente.
  • Aspiração manual: nesse caso, basta usar um aspirador de piscina por todo o fundo.

Por fim, use a peneira da piscina para remover as folhas e outros resíduos sólidos que estejam boiando na piscina. Este passo pode ser feito diariamente, para manter a água e o local limpos.

Passo 3: tratamento para a água

Pés de duas pessoas em uma piscina
(Unsplash/Carlos Felipe Vericat Sanz)

Ufa! Tudo limpo, agora é momento de focar no tratamento e em como fazer a manutenção de água de piscina. Para isso, dê atenção a cada um dos pontos a seguir:

  • Alcalinidade e PH: depois da limpeza da água é preciso tratar o PH e sua alcalinidade. Para isso, compre medidores desses indicadores. Eles podem ser encontrados em lojas especializadas. Após isso, aplique um redutor ou elevador de alcalinidade, de acordo com a necessidade constatada.
  • Aplicação de cloro: com a água limpa e tratada, é hora de aplicar o cloro para prevenção de bactérias e outros microorganismos. Use o produto de acordo com as indicações do fabricante. É comum que as medidas sejam feitas para cada mil litros de água.
  • Filtro de piscina: todas as piscinas que tenham capacidade superior a 2.500 litros precisam de filtro para o tratamento da água. Esse equipamento deve ser usado com a frequência e o tempo indicados no manual, de acordo com o tamanho da piscina.

Como tratar água de piscina de plástico?

Lembra que lá no começo falamos que todo tipo de piscina precisa de tratamentos para a água e manutenção? Pois bem, as piscinas de plástico fazem parte dessa lista.

Para saber como tratar água de piscina de plástico, o primeiro passo é conferir a capacidade da piscina. Se ultrapassar os 2.500 litros, ela entra na regra do filtro citada acima.

Outra dica eficiente, é usar os flutuadores de cloro para manter a água sempre clorada. Porém, lembre-se de retirá-los da água antes do mergulho.

Se mesmo depois dessas dicas ainda ficar com dúvida sobre como limpar e fazer manutenção de piscina de fibra, veja estas sugestões. Aqui mostramos um passo a passo completo para limpeza tanto do lado de fora quanto do lado de dentro da piscina.

Também já ensinamos por aqui mais dicas de limpeza e conservação da piscina de plástico. Relembre!

E agora é só aproveitar as águas limpas e bem tratadas nos dias de sol de calor!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.