Como limpar piscina: veja como cuidar da água, quais produtos usar e mais dicas
janeiro 23, 2023 - 8 minutos de leitura.Aprenda os cuidados básicos para higienizar e conservar esse espaço de descanso e lazerVamos combinar que ter uma piscina em casa é ótimo para se refrescar nos dias mais quentes. Inclusive, em algumas regiões do Brasil, faz calor quase o ano todo. Porém, para aproveitar ao máximo, é preciso saber como limpar piscina do jeito certo.
Sem a limpeza e a manutenção adequadas, sua saúde está em risco. Veja um dado, no mínimo, curioso. De acordo com o técnico em manutenção de piscinas Julio German, quando uma única pessoa entra na piscina pode deixar entre 2 e 3 milhões de bactérias na água. Vai querer deixar tudo isso boiando por aí?
Outros fatores que colaboram para o acúmulo de sujeira são os resíduos de protetor solar, a chuva – que traz impurezas – e o limo que se forma por conta da água parada.
Para que você aprenda como limpar a piscina, confira algumas dicas do técnico, que ensina maneiras de manter piscinas de diversos tipos higienizadas, com a água limpa e sem sujeiras no fundo, prontinha para você e sua família curtirem o merecido descanso.

Manual completo de como limpar piscina
Mas como limpar piscina na prática? O que usar? Há diferenças na limpeza da piscina de fibra para a piscina de plástico? Como clarear a água? E como limpar a sujeira que fica no fundo da piscina? Aprenda tudo isso a seguir!
Quais são os produtos e materiais necessários para limpar piscina?
Quando falamos sobre como limpar a piscina, buscamos produtos que servem para tratar a água e eliminar as impurezas não visíveis. Abaixo, veja uma lista com os principais e suas funções:
- algicida: previne o aparecimento de algas e ajuda na manutenção, além de poder ser usado na limpeza e escovação do azulejo. Há versões para limpeza e outras indicadas para uma higienização mais pesada;
- cloro: use a versão própria para piscina, vendido em forma granulada. Há também o cloro em pastilhas, usado nos flutuadores;
- clarificante de piscina: quer saber como clarear água da piscina? Eis uma ajuda! O papel do clarificante é deixar a água cristalina e sem o aspecto amarelado ou esverdeado. Siga as instruções do manual.
Temos também alguns materiais que podem ser usados na limpeza:

- rede manual: para tirar toda a sujeira da superfície;
- escova: para remover o limo e as sujeiras das paredes;
- aspirador de piscina: ele serve para remover as folhas e sujeiras maiores que ficam acumuladas no fundo.
Mas antes de começar a limpar a piscina, adquira medidores de PH e cloro e de alcalinidade. Com esses itens você evita errar a dose – ou pode corrigir caso encontre alterações na composição da água.
“Você pode limpar a piscina em casa, mas precisa colocar a quantidade de química certa. Meu conselho é consultar um especialista para não errar nas medidas”, orienta Julio.
Não esqueça de sempre ler o manual para usar produtos químicos para limpar piscina e nunca os manuseie sem luvas de limpeza. Obedeça ao tempo recomendado de ação dos produtos e não entre na água antes do período indicado.
Como limpar piscina de fibra?
O primeiro passo é fazer a limpeza da área externa. Depois, use uma rede para retirar folhas e outras sujeiras maiores. Feito isso, siga estes passos sobre como limpar a piscina de fibra, lembrando que não é preciso esvaziá-la para aplicar estas técnicas.
- Escovação: essa etapa vai remover musgo, limo e detritos sólidos que possam ter ficado grudados nos revestimentos laterais da piscina. Use uma escova de cerdas macias e esfregue suavemente as laterais até que se livrem totalmente da sujeira. Não use produtos ou materiais abrasivos que possam comprometer a integridade do revestimento da sua piscina.
- Limpeza dos filtros: lembre-se de desligar todos os sistemas antes de começar. Higienize todos os filtros da sua piscina, localizados na lateral. Eles têm a função de reter a sujeira que por ventura caia na água. As “coadeiras” geralmente são removíveis. Retire-as e elimine os insetos e outros resíduos sólidos que estejam presos dentro delas.
- Cuidados com a água: é hora de tratar a superfície da água. Com uma peneira de piscina, retire os insetos mortos e outros resíduos que ainda estejam boiando. Tente passar a peneira suavemente pela superfície da água, sem movimentar muito ou fazer movimentos bruscos, isso irá facilitar a tarefa.
- Aspiração da piscina: use um aspirador de piscina para remover toda a sujeira presa nas laterais e no fundo. Um produto conhecido como decantador, geralmente encontrado em mercados e lojas de material para construção, pode ajudar nessa etapa. Mas, antes de aplicá-lo, sempre leia o rótulo e siga as instruções à risca sobre tempo e aplicação por volume de água.

Dica extra: quer mais uma sugestão de como limpar a sujeira que fica no fundo da piscina? Aposte em um aspirador caseiro.
Basta fazer a conexão da mangueira e o cabo telescópico no aspirador e colocá-lo no fundo da piscina. Depois, é só ligar para que o aspirador remova as sujeiras. Agora, sua missão de como limpar piscina com aspirador será menos complicada!
Como limpar piscina de azulejo?
Piscinas de azulejo também precisam da limpeza correta para evitar limo nos cantinhos. Mas como limpar piscina de azulejo de forma simplificada? Confira os passos básicos para mantê-la longe de sujeiras e bactérias.
- Remova o cálcio: essa calcificação costuma deixar crostas esbranquiçadas nos azulejos. Esfregue o revestimento com uma pedra pomes (específica para isso) e, se sentir necessidade, aplique um removedor de cálcio nos azulejos.
- Use uma escova com cerdas de nylon para tirar o limo: a escova é ideal para azulejos de cerâmica, porcelana e vidro, pois evita arranhões no material. Passe em toda a piscina para remover o limo do revestimento.
- Finalize o processo de limpeza: com a mesma escova de nylon, esfregue os azulejos em movimentos circulares até que a piscina fique totalmente limpa.
Dica extra: para a parte que fica acima da linha da água (bordas) e que concentra restos de bronzeador e protetor solar, o profissional recomenda fazer uma mistura com partes iguais de detergente líquido neutro, ácido muriático ou clorídrico.
“Espalhe essa pasta densa na piscina com a ajuda de uma esponja (parte verde) e aguarde agir por 5 minutos. Por fim, retire com um pano úmido em água”, orienta Julio.
Como limpar piscina de plástico?

Quem tem criança em casa já está acostumado com a sujeira que eles fazem na piscina. E, se a água ficar parada por dias, o limo toma conta do plástico. Nessa hora, muita gente tem dúvida de como limpar piscina de plástico.
Para começar, limpe as bordas e o fundo. Se a piscina estiver vazia, faça isso com uma escova, água e sabão. Se estiver cheia, use um algicida, de acordo com as recomendações do fabricante.
Além disso, assim como nas dicas de como limpar piscina de fibra, cuide da água. Retire folhas, insetos e sujeiras da superfície e do fundo com uma rede ou mesmo um aspirador, se for uma piscina de plástico grande.
E sabia que toda piscina que ultrapasse 2.500 litros de capacidade, até as de plástico, precisa usar um filtro para a água? Não deixe de ter um na sua!
Essas e outras dicas estão em nosso artigo especial sobre como limpar piscina de plástico. Veja mais detalhes e ainda aprenda como guardar a piscina depois do uso.
Com que frequência limpar a piscina?
Para o técnico em manutenção de piscinas Julio German, a frequência de limpeza da piscina pode depender de alguns fatores.
“Se há crianças na casa, bichos de estimação ou se muitas pessoas usam a piscina de forma periódica, a limpeza deve acontecer uma vez por semana. Em piscinas de condomínios, limpamos três vezes por semana”, explica.
Riscos de manter a piscina suja
Uma vez que você deixa de limpar a piscina na frequência correta, a água suja e, consequentemente, a composição química desregulada e a temperatura incorreta, podem causar diversos problemas de saúde. Veja os riscos apontados pelo especialista:
- desbotamento da cor em cabelos tingidos;
- irritação dos olhos e da pele;
- cachorros podem sofrer queda do pelo e doenças na pele.
- ressecamento de mucosas nasais e da garganta;
- transmissão de doenças venéreas quando a temperatura da água está acima de 25 graus.
“É importante que as pessoas se informem sobre a manutenção de piscinas e os possíveis riscos à segurança e à saúde caso a água esteja suja e desequilibrada quimicamente”, completa Julio.
Se sentir dificuldades em seguir qualquer uma das dicas sobre como limpar piscina, não exite em solicitar um serviço especializado de limpeza da piscina! Assim, você terá certeza de que a piscina vai estar 100% higienizada para uso nos dias mais quentes.
Que tal deixar a área da piscina mais linda com um toque de natureza? Veja segredos de como fazer um jardim lindo em casa e como cuidar da grama. Antes disso, não esqueça de conferir nossas dicas de como escolher mangueira para jardim e manter a grama sempre verde e viva!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.