Duas crianças se divertem na borda da piscina enquanto são observadas pelos pais

Dia de folga com sol é um convite para curtir a piscina da casa. Mas, para aproveitar ao máximo, a água deve estar limpinha e os azulejos, sem limo. Você está se perguntando como limpar piscina? A gente ajuda!

Com algumas dicas e passos básicos, você vai ter sua piscina limpa, higienizada e prontinha para relaxar em águas cristalinas no seu merecido descanso ao lado da família.

Passo a passo de como limpar piscina

Comece pelo lado de fora

Antes de aplicar produtos na água, retirar as folhas ou esfregar os azulejos, faça uma limpeza prévia na beirada da piscina e no chão pelos arredores.

Peneira para remover folhas da piscina
(iStock)

Você pode usar produtos de limpeza específicos para o piso, ou até um “tira limo”, para remover resíduos e manchas da borda da piscina. Atenção: cuidado para que nenhum desses produtos caia na piscina.

Como limpar piscina do lado de dentro

Lado externo limpo, é hora de cuidar da piscina em si. Para começar, use uma rede para retirar folhas e outras sujeiras maiores. Feito isso, siga estes 4 passos. Não é preciso esvaziar a piscina para aplicar estas técnicas:

  1. Escovação: essa etapa vai remover musgo, limo e detritos sólidos que possam ter ficado grudados nos revestimentos laterais da piscina. Use uma escova de cerdas macias e esfregue suavemente as laterais até que se livrem totalmente da sujeira. Não use produtos químicos e nem materiais abrasivos que possam comprometer a integridade do revestimento da sua piscina.
  2. Limpeza dos filtros: lembre-se de desligar todos os sistemas antes de começar. Higienize todos os filtros da sua piscina, localizados na lateral. Eles têm a função de reter a sujeira que por ventura caía na água. As ‘coadeiras’ geralmente são removíveis. Retire-as e elimine os insetos e outros resíduos sólidos que estejam presos dentro delas.
  3. Cuidados com a água: é hora de tratar a superfície da água. Com uma peneira de piscina, retire os insetos mortos e outros resíduos que ainda estejam boiando. Tente passar a peneira suavemente pela superfície da água, sem movimentar muito ou fazer movimentos bruscos, isso irá facilitar a tarefa.
  4. Aspiração da piscina: o aspirador de piscina é um produto realmente revolucionário para esse tipo de tarefa. Use-o para remover toda a sujeira presa nas laterais e no fundo da piscina. Um produto conhecido como ‘decantador’, geralmente encontrado em mercados e lojas de material para construção, pode ajudar nessa etapa. Mas, antes de aplicar, sempre leia o rótulo e siga as instruções à risca sobre tempo e aplicação por volume de água.

Quais produtos usar para limpar piscina?

Os produtos servem para tratar a água e eliminar as impurezas não visíveis. Antes de começar, adquira medidores de PH e cloro e de alcalinidade – com esses itens, você evita errar a dose – ou pode corrigir caso encontre alterações na composição da água.

Entre os principais produtos que podem ser usados na limpeza a higienização da piscina e suas funções, temos:

  • Algicida: previne o aparecimento de algas e ajuda na manutenção, além de poder ser usado na limpeza e escovação do azulejo. Há versões para limpeza e outras indicadas para uma higienização mais pesada.
  • Cloro: use a versão própria para piscina, vendido em forma granulada. Há também o cloro em pastilhas, usado nos flutuadores.
  • Clarificante de piscina: seu papel é deixar a água cristalina e sem o aspecto amarelado ou esverdeado. Siga as instruções do manual.

Atenção: Leia sempre o manual para usar produtos químicos para limpar piscina e nunca os manuseie sem luvas de limpeza. Obedeça ao tempo recomendado de ação dos produtos e não entre na água antes do período indicado.

Não tem piscina na área externa, mas tem uma piscina de plástico? Ela também precisa de cuidados e, dependendo do tamanho, até de filtro! Saiba como limpar e guardar a piscina de plástico.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados

homem varrendo o chão
Área ExternaCozinhaCuidados com a casaMorar sozinhoQuartoQuarto InfantilSala

Qual o jeito certo de varrer a casa? Confira dicas práticas!

homem varrendo o chão
Área ExternaCozinhaCuidados com a casaMorar sozinhoQuartoQuarto InfantilSala

Qual o jeito certo de varrer a casa? Confira dicas práticas!