Criança enchendo uma piscina de plástico com uma mangueira em um dia de sol

Dias quentes e ensolarados são naturalmente convidativos para passar um tempo na piscina. Quem tem um quintal, mas não tem espaço para uma tradicional em casa, geralmente opta pelas de plástico – igualmente divertidas. No entanto, elas também precisam de cuidados com a higienização. Você sabe como limpar piscina de plástico?

No artigo de hoje, trouxemos dicas práticas para ajudar nessa limpeza e garantir que a sua diversão e da sua família seja segura e livre de bactérias.

Limpeza da piscina de plástico passo a passo

Para começar, separe alguns itens que vão te ajudar na tarefa de limpar a piscina de plástico, retirar folhas e insetos da água e manter a água cristalina. São eles:

  • Mangueira;
  • Escova de cerdas macias;
  • Cloro líquido;
  • Luvas de limpeza;
  • Balde;
  • Sabão neutro;
  • Aspirador de piscina;
  • Peneira de piscina;
  • Flutuadores e pastilhas de cloro;
  • Algicida.

Como limpar piscina de plástico com cloro?

Antes de manusear qualquer produto, proteja-se! Por isso, o primeiro passo é colocar as luvas de limpeza. Em seguida, prepare uma mistura de água e cloro líquido – o ideal é usar cinco partes de água para uma de produto.

Espalhe bem o líquido por toda a piscina vazia. Esfregue com a escova até que toda sujeira, encardido e lodo tenham saído. Enxágue bem com a mangueira até que não tenha sobrado nenhum resíduo da mistura.

Como escovar piscina de plástico?

A escovação pode ser feita tanto com a piscina de plástico cheia quanto vazia. Se ela estiver cheia, use o algicida, de acordo com as recomendações indicadas nas instruções do produto, e esfregue as bordas e o fundo. Já a escovação com ela vazia é mais simples e pode ser feita com água e sabão neutro

Quando usar peneira de piscina e aspirador?

A peneira e o aspirador de piscina podem ser usados para evitar o acúmulo de sujeira, folhas e insetos que ficam depositados no fundo ou boiando na água. Aposte nesses itens sempre que necessário.

Cuidados com a água da piscina de plástico

Não é só a piscina em si que merece cuidados. A água usada para enchê-la deve ser limpa e pode receber tratamentos, dependendo do tamanho da piscina de plástico.

Filtro para piscina de plástico

Toda piscina que ultrapasse 2.500 litros de capacidade, até as de plástico, precisa usar um filtro para a água. Os mais comuns e em conta são os que utilizam uma espécie de cartucho e são acoplados do lado de fora da piscina, em uma bomba filtro.

Filtro para piscina de plástico
(iStock)

Faça a instalação seguindo o manual que acompanha o produto e o deixe ligado pelo tempo recomendado, que irá variar a depender da capacidade da piscina.

Flutuadores para piscina de plástico

O mini flutuador geralmente deve ser usado com tabletes de cloro de 15 gramas para uma média de 2 mil litros de água. Entretanto, as recomendações podem mudar de acordo com o produto, por isso siga as instruções que o acompanham.

O flutuador pode ser usado sempre, mas no momento em que for utilizar a piscina ele precisa ser retirado e deixado em um balde com água.

Como guardar a piscina de plástico?

Grupo de crianças brincando em uma piscina de plástico instalada no jardim
(iStock)

O tempo de calor passou e chegou o momento de desmontar a piscina? Limpe as paredes e o fundo, deixe secar bem e guarde em um local protegido da luz do sol e da umidade. Seguindo essas dicas, ela sempre estará pronta para o próximo verão.

Quando chegar o momento de usá-la de novo, lembre-se de montar a sua piscina sempre em locais planos, sem pedras, e diretamente no chão, evitando lajes e sacadas, pois há o risco de a estrutura não suportar o peso.

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.