homem limpando calha de telhado

É natural que, com o passar do tempo, o telhado e as janelas vão juntando poeira, sujeira, musgo, galhos e folhas secas das árvores. Por isso é preciso saber como limpar calha de telhado e de janela para mantê-la sempre livre de sujeiras e evitar danos à estrutura da residência.

Além disso, a limpeza de calhas ajuda a drenar a água da chuva que costuma ficar parada e, se houver demora na manutenção periódica, a calha pode acabar entupindo, resultando em infiltrações nos cômodos e umidade nas paredes

Não tem prática nesse tipo de tarefa? Calma! A seguir, veja nossas dicas simples de como limpar calhas altas e também como limpar calhas de alumínio para que sua família fique sempre protegida e segura dentro de casa. 

Tipos de calha

Hoje existem quatro tipos de calhas: alumínio, PVC, aço galvanizado e aço inoxidável. A diferença está no valor, na resistência, na durabilidade e na vedação. Porém, a boa notícia é que todas podem ser limpas da mesma maneira. 

Mas antes de partirmos para as dicas de como limpar calha em si, conheça as principais características de cada uma delas! 

  • Calha de alumínio: esse material sofre menos desgastes com o tempo e tem maior resistência a maresia, sol, umidade e fortes chuvas. Além disso, aceita pintura eletrostática, que pode combinar com a estética da casa.
  • Calha de PVC: as calhas de PVC são mais flexíveis, se comparadas aos outros materiais, além de serem mais baratas. São bastante resistentes à chuva e ao sol e têm maior durabilidade.
  • Calha  de aço galvanizado: é uma das principais escolhas para casas, indústrias e comércios, pois é ainda mais barata que o alumínio. Porém, não é tão resistente para quem mora em cidades do litoral porque não aguenta excesso de umidade.
  • Calha de aço inoxidável: mais cara que os outros materiais, é muito durável e não sofre com ferrugens e desgastes decorrentes do clima. Por conta desses fatores, não pede tanta manutenção. Também pode ser pintada com tinta eletrostática.

Materiais necessários para limpar calhas

homem limpando calha de telhado
(iStock)

Em primeiro lugar, para fazer a limpeza de calhas é necessário separar alguns produtos, acessórios e ferramentas para facilitar o processo e ainda garantir sua segurança. Por isso, ainda antes de começar, confira a lista: 

  • luvas protetoras;
  • sapatos ou botas com sola de borracha;
  • escada (para a limpeza de calhas altas);
  • balde;
  • pá de jardim;
  • escova de limpeza ou vassoura;
  • mangueira.

Como limpar calha de PVC?

Agora que você já separou todos os itens essenciais, é hora de seguir o nosso passo a passo de como limpar calha. Mãos à obra!  

  1. Use a escada para subir na calha do telhado.
  2. Retire o excesso de sujeira (pode ser com as mãos, pá, escova ou vassoura).
  3. Ligue a mangueira e coloque na calha para remover o resto dos resíduos.
  4. Tem mofo na calha? Faça uma mistura com partes iguais de água e água sanitária, jogue na calha e aguarde 20 minutos.
  5. Depois disso, esfregue a calha com uma escova de limpeza.
  6. Passe a mangueira novamente para retirar a sujeira que ficou no local.
  7. Deixe secar naturalmente.

Como limpar calhas de alumínio e de outros materiais?

Caso a sua calha não seja de PVC e, sim, de alumínio, aço galvanizado ou aço inoxidável, a limpeza deve ser feita apenas com água e detergente neutro. Isso ajuda a conservar esses materiais, evitando manchas e ferrugem.

Cuidados essenciais para segurança e frequência desse tipo de limpeza 

Fez a manutenção da calha? Anote a próxima data de limpeza para não esquecer! 

Para garantir o bom funcionamento do acessório, o recomendado é que você faça uma inspeção a cada três meses e uma limpeza mais pesada duas vezes ao ano. Essa frequência deve ser maior em cidades litorâneas, onde há maior incidência de umidade, sol forte e chuvas. 

Além de saber como limpar calha, é importante manter a limpeza de telhado da maneira correta para garantir a segurança da sua família em casa. 

Veja também algumas técnicas de como limpar janela e aprenda a evitar que as molduras e os vidros fiquem opacos e manchados. 

E aí, anotou todas as etapas de como limpar calha? Nada melhor do que garantir a proteção da família e evitar problemas de última hora apenas por descuido ou falta de preocupação. 

Por aqui, você aprende tudo sobre limpeza, organização e outros cuidados com a casa e deixa seu dia mais leve, descomplicado e tranquilo.

Até a próxima dica! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados

casal sentado no chão da cozinha
Área ExternaBanheiroCozinhaCuidados com a casaMorar juntoMorar sozinhoOrganizaçãoQuarto

Dia de faxina! Dicas de limpeza e organização da faxina pesada

casal sentado no chão da cozinha
Área ExternaBanheiroCozinhaCuidados com a casaMorar juntoMorar sozinhoOrganizaçãoQuarto

Dia de faxina! Dicas de limpeza e organização da faxina pesada