plantas no quintal

Aproveitou um dia de folga e sol para dar aquele trato na área externa da casa e apareceu a dúvida: como lavar quintal? Pois estamos aqui para te ajudar a deixar tudo limpinho e ainda sem gastar muita água na faxina! 

Listamos uma série de dicas para acabar com a sujeira do piso, eliminar limo e ainda cuidar do espaço quando se tem cachorro. Confira tudo a seguir: 

Como lavar quintal economizando água de forma eficiente?

Pensou em como lavar quintal e veio aquela imagem de alguém usando mangueira para varrer as folhas? Esqueça isso agora! Já é tempo de limpar a área externa da casa sem desperdiçar água. 

Aprenda a cuidar do quintal e também do planeta: 

1. Segurança em primeiro lugar

Antes de mais nada, separe um par de luvas de limpeza. Há modelos para a limpeza mais pesada e outros próprios para cuidar do jardim. Também use calças e roupas de manga longa, além das botas de proteção. 

Tudo isso contribui para sua segurança, protege as mãos de produtos de limpeza mais fortes e possíveis machucados e ainda mantém os insetos afastados.

Lembre-se também de nunca colocar a mão diretamente em folhagens, rachaduras, ralos e semelhantes para evitar acidentes.

2. Comece com a vassoura

Antes de sair molhando, espalhando produtos e ensaboando o quintal, inicie o processo varrendo os resíduos sólidos. Use uma vassoura de cerdas macias e retire o excesso de pó e sujeira.

Se for o caso, aproveite esse momento também para retirar as folhas secas do quintal. 

mãe e filho varrendo o quintal
(iStock)

3. Limpeza de itens externos

O próximo passo é limpar mesas, balcões, cadeiras e outros itens que fazem parte do seu quintal. Além disso, lembre-se de retirar o lixo e qualquer outro material que precise ser descartado.

4. A hora do piso

Agora sim! Chegou a hora tão esperada do piso. Para tal, use um desinfetante, de preferência de uma linha de limpeza pesada. 

Siga as orientações de diluição e, com a ajuda de uma vassoura (agora de cerdas duras) e um balde, esfregue tudo. Deixe agir por até 10 minutos, e enxague usando água e um balde.

5. E como lavar quintal de cimento?

O ideal é usar água sanitária. Faça a mistura do produto com água em um balde seguindo as instruções de diluição da embalagem. Depois, esfregue no piso com uma vassoura de cerdas duras. 

Se além de saber como lavar quintal de cimento você precisa acabar com o limo, use um desinfetante pesado à base de cloro. Esses produtos são práticos e prontos para uso, não necessitando diluição. 

6. E se eu tiver um cachorro, como lavar o quintal?

O primeiro passo aqui é retirar o animal do local no momento da limpeza e só permitir a volta dele depois que tudo estiver seco e higienizado. 

Para saber como lavar o quintal que tem cachorro, atenção aos produtos escolhidos. Já existem linhas destinadas a locais com pet que neutralizam odores e limpam o ambiente. Saiba mais sobre cuidados com produtos de limpeza e pets. 

7. Como lavar quintal com pouca água? Balde + água de reuso

O ideal é usar um balde com água para enxaguar, pois desse modo é possível economizar água. 

Para contribuir ainda mais para a economia e ter uma limpeza sustentável, use água de reuso na hora de colocar em prática as dicas de como lavar quintal. Você pode aproveitar a água da máquina de lavar roupas ou mesmo da chuva. 

8. Pode usar mangueira para lavar o quintal?

Até pode, mas com consciência. Lembre-se que mangueira não é vassoura! 

E ao procurar qual a melhor mangueira para lavar quintal, leve em conta sua necessidade real. Mangueiras de alta pressão, por exemplo, ajudam na tarefa de remover limo. Já se a ideia é encher os baldes, as mangueiras feitas em material pvc podem resolver o problema.

9. Com que frequência lavar o quintal?

Varrer o quintal pode ser um hábito frequente. Aproveite e passe um pano com desinfetante com seu aroma preferido pela área. Assim, o ambiente fica cheiroso e não há acúmulo de folhas e resíduos maiores. 

No entanto, uma limpeza mais profunda deve ser feita ao menos uma vez por semana. Inclua essa tarefa em seu cronograma de limpeza

Certamente agora você não tem mais dúvidas como lavar o quintal e ainda aprendeu a economizar água na limpeza! Dessa forma, você mantém a casa higienizada, cuida do planeta e também do bolso! 

Nos vemos na próxima dica!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.