quintal com plantas

Saber como fazer um jardim no quintal é uma forma de estar entre flores e folhas verdes. Mas mais do que isso, esse contato com a natureza faz bem à saúde e é comprovado cientificamente. A constatação é da pesquisa publicada em 2021 no The World Journal of Biological Psychiatry

De acordo com o estudo, estar ao ar livre muda a estrutura do cérebro. Dessa forma, pode aumentar uma área ligada à capacidade cognição e planejamento. Portanto, se há espaço na sua casa, é o momento de aprender a como fazer um jardim no quintal! 

Hoje, separamos dicas que vão melhorar a área externa da sua casa e trazer benefícios e motivos de sobra para que você suje as mãos de terra! Confira a seguir.

Como fazer um jardim no quintal?

O paisagista e jardineiro Luiz Neno lembra que o primeiro passo é pensar nos cuidados com as plantas. De acordo com o profissional, é preciso aprender o básico para alimentá-las.  

“Todas as plantas devem ser adubadas regularmente. Ninguém vive apenas com água”, alerta Neno. E por aqui já demos dicas de como adubar a terra

Outro ponto importante, é estudar a incidência de luz, de acordo com a hora do dia. Dessa forma, se pode escolher o local ideal para cada tipo de plantinha. Além disso, saber onde pendurar ou arrumar os vasos é essencial.

Confira a seguir algumas dessas e outras dicas básicas, de acordo com o seu espaço disponível em casa.

Jardim para quintal pequeno

Quem tem um quintal pequeno tem pouco espaço propriamente no solo. No entanto, pode aproveitar muros e pilares para pendurar vasos e jardineiras. Mas é preciso garantir a fixação correta e apropriada desse tipo de vaso. Essa é uma ótima alternativa de como fazer um mini jardim no quintal, por exemplo.

plantas suspensas
(iStock)

Outra alternativa é montar bancadas e prateleiras escoradas nas paredes. Dessa maneira, é possível espalhar vasos de plantas e montar uma bela composição.

Jardim para quintal grande

Já no quintal grande, as possibilidades são ainda maiores, mas as chances de erros por se ter mais plantas também são proporcionais. “É comum que as pessoas insiram plantas que gostam de sol na sombra e vice-versa. Dessa forma o vegetal acaba perdendo sua vitalidade”, explica o paisagista. 

Diante disso, atente-se ao “gosto” da planta ao escolher quais espécies vai cultivar na hora de saber como fazer um jardim no quintal. 

Mesmo com espaço ampliado, é importante aproveitar cada parte do quintal. Desse modo, utilize as laterais para fazer canteiros, que podem servir de morada para pequenas árvores e plantas. 

homem e mulher cuidando das plantas
(iStock)

Essa ideia de canteiros é uma ótima alternativa para quem busca aprender como fazer um jardim no quintal cimentado.

Como fazer um jardim no quintal gastando pouco?

Seguindo com as dicas, será que há como fazer um jardim no quintal gastando pouco? A resposta é sim! Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar a poupar sem deixar de ter uma bela área verde:

  • escolha plantas resistentes que precisem de pouca manutenção;
  • o paisagista recomenda a escolha de vasos que resistam à ação do tempo, como cimento e cerâmica. Mas também é possível usar os de plástico;
  • monte uma composteira doméstica e economize na compra de adubos prontos;
  • use materiais baratos para decoração, como pedras de aquário e cascalho.

Cuidados e mais dicas de cultivo de plantas

Manter a vida de suas plantinhas também é importante! Dessa forma, confira alguns cuidados essenciais que você deve ter com elas:

  • faça a rega, de acordo com as condições do tempo e espécie. Lembre-se de nunca exagerar na quantidade de água;
  • limpe as plantinhas regularmente para manter um visual bonito e evitar pragas – que são um ponto de atenção e risco destacado pelo paisagista para plantas que estão em áreas externas;
  • realize a adubação correta das suas plantas. Respeite o tempo entre uma e outra e nunca insira alimentos como carnes ou substâncias ácidas ou muito molhadas na terra;
  • não deixe pratinhos embaixo dos vasos e evite o acúmulo de água parada para não criar ambientes propícios para o mosquito da dengue;
  • por fim, confira sempre as condições de luminosidade do seu quintal e evite trocar as plantas de lugar. Assim como nós, algumas delas podem sofrer com mudanças, de acordo com o jardineiro.

Depois de tudo isso, gostou das dicas de como fazer um jardim no quintal? Continue por aqui e fique de olho em outros conteúdos sobre plantas em diversos ambientes da casa. Saiba, por exemplo, onde colocar e como cuidar de plantas em um apartamento e quais as espécies ideias para ter no banheiro.

Nos vemos nas próximas dicas! 

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados