Como fazer horta em casa: por onde começar e dicas do que cultivar
março 29, 2022 - 5 minutos de leitura.Para criar plantas, não é preciso ter um grande espaço. Aprenda os primeiros passos!Bateu aquela vontade de cultivar seus próprios alimentos e temperos? Antes disso, é preciso aprender como fazer horta em casa! Aliás, imagine só que delícia colher algumas folhas na hora e sentir um sabor fresquinho? Um verdadeiro privilégio!
Acima de tudo, uma horta em casa é sinônimo de mais qualidade de vida. Isso será um grande incentivo para que você faça refeições bem mais saudáveis e economize nas compras de supermercado. Sem falar que é um passatempo divertido e relaxante. Enfim, são muitos os benefícios!
Quer entender tudo sobre como fazer horta em casa e aprender a cultivar diversas espécies de plantas? Vem com a gente!
Por onde começar?
O primeiro passo para saber como fazer horta em casa é escolher o local ideal. É preciso um espaço razoável para acomodar as mudas de forma confortável. As plantas precisam se sentir bem no ambiente para se desenvolverem e, assim, suas folhas continuarem brotando.
E não se preocupe se você morar em um lugar pequeno, seja casa ou apartamento. Se bem cuidadas, as plantas sobrevivem em qualquer cantinho. A única ressalva é que algumas precisam de luz do sol durante 4 horas todos os dias, atente-se a isso.
Tem animais de estimação em casa? Então, pense em criar um cercado para a horta. Ele pode ser feito de arame ou tela (a mesma usada em janelas e portas). Se o seu pet costuma cavar terra ou arrancar as telas, a melhor solução é construir um pequeno muro de concreto em volta das plantas.
Dito tudo isso, é hora de separar algumas ferramentas e escolher o que plantar na sua horta.
Principais ferramentas
A princípio, para saber como fazer horta em casa e começar a plantar, você precisar de:
- pá
- tesoura de poda
- colher de transplante
- pulverizador
- regador
Entretanto, nada impede que você adapte algum item que já tenha em casa e que cumpra a função desses acessórios.
Para horta maiores, em quintais, você ainda pode precisar de enxada e até um carrinho de mão. Se a sua intenção é reduzi-la para o espaço do seu apartamento, por exemplo, próximo da janela da cozinha, basta vasinhos, pá e um regador.
E não esqueça de lavar bem todas as ferramentas depois de usá-las com bastante água corrente. Com o tempo, eles costumam enferrujar, e esse cuidado ajuda a aumentar a vida útil.
Vaso ideal para meus temperos e plantas
E quanto ao tamanho do vaso? Temperos no geral, como manjericão e alecrim pedem vasos redondos de, no mínimo, 30 centímetros. Já a cebolinha, salsinha e hortelã podem ser plantados em vasos de até dez centímetros de profundidade. Lembre-se que todos os vasos devem ter furinhos na parte de baixo.

Quais espécies posso cultivar?
De nada adianta vasinhos sem plantas, não é mesmo? O bom de aprender como fazer horta em casa é que você pode cultivar uma infinidade de temperos, hortaliças e verduras.
Entretanto, atente-se a detalhes como clima, região em que você mora e época do ano do plantio. Nem todas as hortaliças se desenvolvem bem em todas as condições.
Apesar disso, mudas de salsa, hortelã e manjericão são ótimas para ter o ano todo. São plantas que não pedem luz solar, umidade, vento, água e sombra o tempo todo.
Se você tem pouca experiência com o plantio de ervas, a indicação é que comece com as mais simples e que costumam crescer mais rápido, como: alecrim, manjericão, orégano, cebolinha, salsinha e rúcula.

Dito tudo isso, veja alguns detalhes dessas espécies de plantas e de outras para cultivar em casa:
Alecrim: você pode escolher plantá-lo em sementes ou mudas. O transplante para outro vaso, deve ser feito apenas quando as folhas alcançarem 15 ou 20 centímetros.
Manjericão: plante em sementes e transplante quando chegarem nos 10 ou 15 centímetros. Se comprar um ramo muito pequeno, mergulhe em água até que as raízes fiquem maiores.
Cebolinha: de fácil cultivo, a cebolinha é encontrada em mudas ou sementes. Pede-se que você faça o replantio para um vaso maior após 30 dias.
Hortelã: também pode ser cultivada com mudas ou sementes, porém é indicado deixá-la em um local com vento constante para acelerar e ajudar no crescimento.
Orégano: não exige tantos cuidados, por isso pode ser cultivado em um vaso pequeno. Se bem cuidado, pode permanecer saudável e durar muito tempo.
Salsinha: procure vasos de 30 centímetros para fazer o plantio das sementes, pois isso ajuda bastante a fortalecer a raiz, favorecendo o desenvolvimento. Uma dica para potencializar o crescimento é, antes de plantar na terra, colocar as sementes na água.
Capim limão: é importante que você plante em um vaso grande para que seu crescimento seja bem-sucedido. Se bem cuidado e receber o sol corretamente, pode durar muito tempo.
Tomate cereja: é mais recomendado plantá-lo em sementes. Quando as folhas atingirem cerca de 10 centímetros de altura, faço o replantio para outro vaso.
Como plantar as mudas e começar a minha horta
Uma maneira prática para o plantio de ervas em casa é comprar sementes em pacotes, encontradas facilmente em lojas especializadas.
Se preferir, há também a opção de mudas já prontas. A dica é observar se essas mudas têm manchas amareladas nas folhas e se estão saudáveis.
E plantar as mudas é fácil: monte a primeira camada com pedrinhas, a seguinte com argila expandida, areia e a última deve ser feita com terra adubada (terra preta ou orgânica). Em seguida, coloque a muda e faça uma segunda camada seguindo as mesmas etapas.
Para facilitar a identificação de cada planta e dar um charme ao seu cantinho verde, finque plaquinhas com os nomes das mudas. Assim, você evita se confundir quando precisar usá-las ou replantá-las em algum momento.
Nada melhor do que ter essas dicas fáceis de como fazer horta em casa, não é mesmo? Assim, suas refeições serão muito mais gostosas, saudáveis e cheias de vida!
Não deixe de ver também sugestões de como limpar plantas e quais as melhores para diversos ambientes, como plantas para ambientes pequenos e espécies para deixar no banheiro.
Estamos te esperando por aqui com conteúdos especiais para deixar sua casa mais verde e sua rotina prática, inteligente e organizada. Até a próxima!
Compartilhe este conteúdo com seus amigos.
Receba nossas novidades
Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.