criança segurando mangueira ebrincando com cachorro

De fato, à primeira vista, todas as mangueiras parecem iguais. Mas na prática não é bem assim. Há alguns tipos diferentes de mangueira para jardim e conhecê-los  ajuda a evitar gastos desnecessários.. 

Diante disso, estamos aqui mais uma vez para ajudar! Vamos contar quais são os principais tipos de mangueira para jardim e levantar alguns pontos de atenção na hora de tomar sua decisão. Confira: 

Tipos de mangueira ideais para jardim

Antes de tudo, veja os principais materiais de mangueira disponíveis no mercado. O mais tradicional e fácil de ser encontrado é o PVC. 

Listamos, no total, 5 tipos de mangueira. Avalie qual delas será sua escolhida: 

1. Mangueira de PVC

É a mais indicada para uso doméstico e em jardins grandes e pequenos, pois é leve, tem mais flexibilidade e resiste a altas temperaturas. Também é indicado para limpeza do chão da área externa da casa. 

2. Mangueira de nylon

As mangueiras desse material são leves, fáceis de torcer e transportar. Por outro lado, são fracas em pressão e não resistem muito quando expostas a temperaturas elevadas.

3. Mangueira de plástico

Pode ter pouca vida útil, já que seu material não é muito resistente e facilmente quebrável. Além disso, faz pouca pressão e também pode sofrer danos com a exposição a altas temperaturas.

4. Mangueira de silicone

Mais usada durante procedimentos médicos, por isso não é recomendado para rega de jardins ou qualquer utilidade doméstica. 

5. Mangueira de borracha

Conhecida pela resistência e alta pressão, é bastante usada em serviços profissionais e especializados, porém costuma  ser bem pesada e difícil de transportar de um lado para outro. 

Qual a melhor mangueira para a sua necessidade?

mulher regando plantas com manguera
(iStock)

As descrições acima podem te ajudar a decidir qual a melhor mangueira para jardim. Para manter a beleza da sua área externa, é importante avaliar as seguintes opções de acordo com seu bolso e necessidade: 

  • Mais investimento: a escolha mais recomendada é a mangueira de PVC, pois pode ser usada tanto no jardim quanto em outros ambientes da casa, como a garagem e o quintal. É feita de um material resistente e leve e, por esse motivo, custa um pouco mais caro. 
  • Menos investimento: a mangueira de plástico ou de nylon são boas alternativas se você não pretende gastar muito. Elas também são leves de carregar e bastante práticas na hora da rega da grama e das plantas. Porém, costumam ter pouca pressão de água e podem estragar na exposição ao sol.  

Critérios para levar em consideração na hora da compra

Em primeiro lugar, avalie o espaço do seu jardim e até onde a mangueira deve alcançar. Depois disso, escolha o diâmetro necessário da mangueira. A recomendação é que você tire as medidas desde a torneira (fonte em que será ligada) até o final da sua área de irrigação.

Nesse sentido, já existem algumas medidas padrão de mangueira no mercado, como 13, 19 e 25 mm, mas é possível ampliar o comprimento com adaptadores adequados.

Vida útil da mangueira

mangueira enrolada no suporte
(Pexels/Mike)

Com certeza, a vida útil da mangueira vai depender do material escolhido, de como ela é usada e armazenada e, acima de tudo, em quais condições será exposta. Se bem cuidada, sua mangueira pode durar cerca de 20 anos!

Para que se conserve por muito tempo, a mangueira deve ser guardada durante as estações mais frias, ou seja, outono e inverno. A medida evita que elas sofram ressecamento e rachaduras. 

Por fim, uma dica valiosa é ter um suporte na parede para deixar a mangueira enrolada, aumentando a vida útil e mantendo sua qualidade. 

Agora que você já tem sua mangueira para jardim, confira mais dicas para cuidar da área externa da sua casa. Saiba como limpar todos os cantinhos do quintal e também como cuidar do jardim no verão

Ah, e não esqueça de usar a mangueira com consciência, afinal, economizar água é deve fazer parte da rotina da sua casa. Nos vemos nas próximas dicas!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.