Pulgões prestos sobre a folha de uma planta.

Você reparou que suas plantas estão cada vez mais amareladas e murchas e, ao checar mais de perto, se depara com dezenas de bichinhos vivendo debaixo das folhagens? Xii! É hora aprender como acabar com pulgão!

Hoje, o Cada Casa Um Caso conversou com um engenheiro florestal e reuniu dicas que ajudam a combater essa praga. Acompanhe a seguir e veja o que fazer na prática.

O que faz os pulgões aparecerem nas plantas

Os pulgões são pragas que podem vir com o vento ou ainda de outras plantas. No entanto, o seu ataque, tanto da espécie branca quanto da preta, pode revelar que há uma insuficiência de cálcio no vegetal, que o torna mais suscetível à presença desses insetos.

Como acabar com pulgão nas plantas sem veneno?

Os pulgões atacam as plantas de diferentes espécies, mas a boa notícia é que existem formas naturais de lidar com essa praga, usando ingredientes que, muito provavelmente, você tem em casa.

“Existem formas de espantar essas pregas sem recorrer ao veneno propriamente dito. É possível fazer isso com uma solução de água, pimenta e detergente biodegradável ou ainda com fumo de corda”, explica Valter Ziantoni, engenheiro florestal pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), mestre em Agrofloresta pela Bangor University (Inglaterra) e CEO do PRETATERRA.

Veja na prática como acabar com pulgão com as aplicações sugeridas pelo engenheiro florestal. 

Como eliminar pulgões com pimenta?

  • Leve uma pimenta forte (de qualquer espécie/tipo) ao liquidificador e bata com um pouco de água.
  • Em seguida, coloque a solução em um borrifador e junte algumas gotas de detergente neutro e biodegradável.
  • Após isso, basta espalhar por toda a planta e deixar a solução agir contra os pulgões.
Uma pessoa borrifa veneno para espantar pulgões nas plantas.
(iStock)

Como usar fumo de corda para eliminar os pulgões?

A aplicação usando o fumo de corda é igual a feita com a pimenta. Portanto, basta bater o fumo com água e adicionar à solução algumas gotas de detergente biodegradável. Depois, espalhe pela planta com a ajuda de um borrifador.

Você deve ter notado que o detergente está presente em ambas as sugestões de como acabar com pulgão nas plantas. Ziantoni explica que o produto é importante porque ajuda a fixar as soluções nas folhas. Ele também diz que não existe o risco de queimar ou matar o vegetal. Portanto, pode aplicar sem medo! 

Como acabar com pulgão usando leite azedo?

Encontrou leite azedo na geladeira!? Ele também entra na lista de dicas de como acabar com pulgão. 

“Esse tipo de aplicação é mais indicado para locais abertos, vasos e canteiros mais amplos”, orienta o engenheiro florestal.

A solução indicada leva um litro de leite azedo para 20 litros de água. É possível fazer a aplicação semanalmente, até que os pulgões sejam completamente eliminados. O melhor horário para fazer a aplicação é nos períodos de pouco sol, como no final de tarde. 

Qual melhor veneno para pulgões em plantas?

Se preferir, lojas especializadas vendem venenos contra pulgões. Os químicos devem ser aplicados, preferencialmente, a cada 15 dias ou de acordo com a necessidade da infestação. 

Na prática, basta borrifar o produto sobre as folhas e diretamente sobre os pulgões. No entanto, é recomendado ler com atenção o rótulo do produto e usar luvas durante o manuseio do veneno. 

Lembre-se: para saber qual o melhor veneno, confira também se o químico é indicado para o porte e espécie de planta que está infestada com a praga. Peça a ajuda de um profissional nas lojas especializadas para comprar o produto certo. 

Pronto! Agora você já sabe como acabar com pulgão. Aproveite e confira também como acabar com a cochonilha nas plantas. Veja ainda dicas para adubar a terra e tenha a sua horta sempre saudável e livre de pragas.

Te esperamos na próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados

casal sentado no chão da cozinha
Área ExternaBanheiroCozinhaCuidados com a casaMorar juntoMorar sozinhoOrganizaçãoQuarto

Dia de faxina! Dicas de limpeza e organização da faxina pesada

casal sentado no chão da cozinha
Área ExternaBanheiroCozinhaCuidados com a casaMorar juntoMorar sozinhoOrganizaçãoQuarto

Dia de faxina! Dicas de limpeza e organização da faxina pesada