Uma cochonilha branca andando sobra uma folha de planta verde.

Como acabar com cochonilha é uma dúvida pertinente de quem percebe que um bichinho felpudo começou a andar pelas plantas! Apesar de parecer inofensivo, ele pode ser prejudicial à saúde dos vegetais.

Por isso, hoje o Cada Casa Um Caso conversou com um profissional da área de jardinagem, que traz dicas eficientes de como acabar com cochonilha nas plantas. Confira a seguir:

Mas afinal, o que é cochonilha? 

As cochonilhas são insetos originários do México. Sua coloração pode ser castanha, amarela ou branca. 

Esses pequenos seres se alimentam da seiva do caule das plantas e têm um caráter de praga. Eles são capazes de atacar desde plantações até as plantinhas que mantemos em casa no jardim. 

Qual o período do ano mais propício para o aparecimento de cochonilha? 

As cochonilhas podem aparecer em qualquer época do ano. No entanto, os períodos de inverno e de pouca incidência de luz solar proporcionam o ambiente ideal para a proliferação desses seres, que se aproveitam das plantas mais vulneráveis. 

“O que causa a cochonilha são vários fatores e que estão ligados à debilitação da planta. Entre os principais estão: excesso de água, falta de luz e nutrientes”, comenta o jardineiro e paisagista Luiz Neno. 

“A planta estar debilitada de alguma forma pode favorecer o aparecimento da cochonilha, que pode vir de outras plantas trazidas para casa ou até mesmo pelo vento”, continua o profissional.

Além disso, mesmo que você mantenha um jardim no verão ou plantas no apartamento, é importante lembrar que se não houver luz o suficiente ou a umidade no vaso estiver muito alta, esses insetos podem atacar!

Quais materiais e produtos necessários para acabar com cochonilha?

Neno esclarece que os produtos usados para pôr fim às cochonilhas podem ser naturais ou químicos sintéticos. 

Entre os principais itens necessários para essa tarefa estão:

  • um pano macio e que não solte fiapos;
  • detergente neutro;
  • um borrifador;
  • água fria;
  • óleo de nim;
  • inseticidas próprios para cochonilhas.

“No entanto, vale lembrar que as fórmulas naturais demoram mais para fazer efeito. O químico geralmente resolve o problema em duas ou três passadas”, alerta o jardineiro.

Passo a passo de como tratar plantas infestadas por cochonilha 

Neno ainda nos ajuda a reunir algumas dicas para entender como acabar com cochonilha na prática. Acompanhe a seguir:

Com óleo de nim

De antemão, vamos conhecer o que é e a origem do óleo de nim [também grafado como óleo de neem]. 

Ele é um produto natural e sua produção se dá a partir do óleo extraído das sementes e frutos de nim, que é uma árvore originária da região peninsular do Sul da Ásia. Com o tempo, ela passou a ser cultivada em outros países.

Esse produto pode ser encontrado em lojas especializadas e sua aplicação é simples. Geralmente, basta borrifar diretamente sobre as plantas afetadas. Essa é uma ótima escolha para quem tem pets e crianças, de acordo com Neno.

“Se há pet e crianças em casa que mexem nas plantas, é melhor limpar só com detergente e água ou passar óleo de nim, que não irá fazer mal para ninguém”, afirma.

Com detergente e água

A limpeza das plantas também é simples. Neno explica que basta borrifar uma mistura de água e detergente neutro e, depois, usar um paninho. Em caso de não ter um borrifador em mãos, é possível passar a solução no paninho e esfregar a folhagem e o caule com cuidado.

Uma mulher está limpando plantas com um borrifador.
(iStock)

Com inseticida

Os inseticidas próprios para cochonilhas têm efeito rápido, como já explicado pelo profissional. No entanto, é preciso muito cuidado durante e depois da aplicação. 

Lembre-se de ler o rótulo e seguir todas as instruções. Desse modo, nunca exagere na dose ou no número de aplicações. Além disso, mantenha animais e crianças afastados e use as medidas e equipamentos de proteção recomendados na embalagem.

Como manter a planta protegida contra cochonilha

Além de saber como acabar com cochinilha, é importante cuidar da saúde de suas plantas. Atentar-se para rega, incidência de luz solar e limpeza ajudará a mantê-las saudáveis. Assim, consequentemente, também vai evitar que as cochonilhas tenham um ambiente propício ao ataque.  

Neno ressalta ainda que a limpeza é um fator essencial. “Basta passar um pano úmido com água e detergente neutro e ir limpando as folhas uma por uma. Desse modo, se evita ou se elimina esses bichinhos”, explica o jardineiro.

Além disso, o especialista esclarece que o vinagre, embora usado por algumas pessoas nesses casos, não é a melhor opção. A acidez pode fazer mal às plantinhas.

Essas foram as dicas de como acabar com cochonilha nas plantas. Continue por aqui e encontre a resposta para aquela dúvida que sempre surge na hora dos cuidados com a casa.

Até a próxima!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos.

Receba nossas novidades

Assine nossa newsletter e receba dicas exclusivas de cuidados e truques dos especialistas Cada Casa Um Caso.

Artigos Relacionados